No primeiro dia tivemos a abertura com o Show de Fagner e BNegão, além de uma banda fantástica de jovens do Espírito Santo. Muita alegria e contentamento de encontrar tantos ponteiros , pessoas que fazem a diferença em seu meio. No segundo dia tivemos o grande cortejo da Nação Griô. Mobilização popular para assinatura da Lei Griõ que tem por finalidade propor o reconhecimento dos Mestres e Griôs de tradição oral e inserí-los no processo de ensino aprendizagem das escolas e dos espaços de ensino informal como os Pontos de Cultura.
O Grupo do Bankoma da Bahia deu aquela força para o cortejo acontecer, trouxeram sua comissão de frente com os bailarinos ,tambores, e as roupas para embelezar o cortejo. Elias Bonfim veio com seus bonecões para alegria de todos.
E Mãe Lúcia do Bankoma ensinou a cançaõ que tomou conta das ruas de Fortaleza :
"Quem semeia paz , só vai colher amor ,
Vamos meu povo assinar a Lei Griô,
O liroê, o Liroá, vem semear a paz
que esse ano é de OXALÁ. "
E todos com sua bandeira da Lei Griô , cantando e dançando ao som da batucada da Bahia.
Nesse encontro da TEIA tivemos o fórum dos Pontos de Cultura discutindo temas , e propostas e reivindicaçãoes para cada segmento.
Nós do Ciranda de Bonecos estivemos presentes na Teia das Ações com Rosa na Ação Griô e Alisson na Escola Viva . Projeto recém aprovado em edital escrito pela ´professora Flávia Pacheco.
"O LUA NOVA , CADÊ A LUA CHEIA ,
O GRIÔ JÁ VEM CHEGANDO
VAI DEIXAR RASTRO NA TEIA"...
Rosa Griô com bonecão de Elias Bonfim.
India Macuxi da Raposa Serra do Sol,
Nenhum comentário:
Postar um comentário