segunda-feira, 22 de junho de 2009

Viagem para troca de Experiência
















Nos dias 16 e 17 de junho a equipe do Ponto de Cultura fez uma viagem para Lençóis para conhecer o projeto do Grãos de Luz e trocar experiências, aprendemos e ensinamos muitas coisas. Voltamos com muita vontade de trabalhar e por em prática o que vimos lá.

Oficinas de costura e a cooperatica de jovens artesãs.Oficina de Arte Gráfica e a cooperativa de jovens que fazem toda a arte gráfica do Grãos, a parte financeira que tb é coordenada por um jovem do Grãos.A oficina de artes visuais e vimos tb o ensaio da peça sobre a história de Dona Rosa e o ensaio da Quadrilha com músicas e rodas de tradição oral da comunidade de Lençóis.
Ainda fizemos uma linda vivência com Lílian Pacheco, Márcio Caires na pele do Véio Griõ, e toda a equipe do Grãos . E a homenageada do dia Dona Rosa , que viu sua história de vida sendo contada pelas diversas linguagens, o teatro de bonecos, os panôs, as artes gráficas e muitas outras.
Sandra se encantou com os bonecos e a oficina de costura. Nosso monitor Alisson se achou no ensaio da quadrilha e deu uma importante contribuição, e toda a equipe se embalou e se encantou com as histórias cantigas e artes que nascem do Grãos.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Exposição das atividades do 1° semestre de 2009


O arraiá da casinha dos sonhos encerra as atividades do 1° semestre de 2009 e aproveitando a festa fizemos também uma exposição das atividades do projeto Ponto de Cultura , tivemos exposição das oficinas de confecção de máscaras de papel marchê, capoeira,de retalhos de educação ambiental, de ioga e mandalas, de bonecos e de música e tradição oral.

Fizemos também um slide das fotos dos trabalhos desenvolvidos pelos oficineiros , monitores e voluntários.

ARRAIÁ DO PONTO DE CULTURA







O Arraiá da Casinha foi muito bonito, teve muita comida, canjica,amendoim , bolo de aipim,pipoca e chá de cidreira que Lipinha nossa Griô preparou.
Nesse arraiá teve quadrilha com trança fita e tudo , puxada por Alisson nosso monitor.
Precisavam ver o rosto de nossas crianças e a alegria delas com essa festa.
E o mais bonito , foi dançar a quadrilha ao som da sanfona de Nanim .
Eitha festa boa , tivemos muitas visitas , pessoas que vieram de longe prestigiar nossa festa . Colaboradores e pessoas que gostam e torcem pelo nosso trabalho.
Rosa Griô.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

CINE MAIS CULTURA











A IANRC EM PARCERIA COM O PONTO DE CULTURA CIRANDA DE BONECOS ACABAM DE SER SELECIONADOS NO PROJETO CINE MAIS CULTURA, 620 PROJETOS E APENAS 100 PLEITEADOS.




O PROJETO CINE MAIS CULTURA TRARÁ UM CINEMA PRA RIO DE CONTAS COM FILMES NACIONAIS E A POSSIBILIDADE DE GERAR NOSSOS PRÓPRIOS FILMES.




NESSE PROJETO NOSSA TERRA NOSSA GENTE TAMBÉM IRÁ LEVAR O CINEMA PARA A ZONA RURAL DO MUNICÍPIO. MAIS UM PROJETO IMPORTANTE PARA NOSSA CIDADE.




PARABÉNS KAL , PARABÉNS ROSA.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Arraiá do Ponto de Cultura







ARRAIÁ DO PONTO DE CULTURA



No dia 12 de Junho faremos o encerramento das oficinas do Ponto de Cultura do primeiro semestre de 2009, faremos uma exposição das atividades realizadas.
Estão todos convidados para participar da festa e dançar um forró com o sanfoneiro Nanim e prestigiar nossa quadrilha.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Leitura na semana do meio ambiente



Ontem fizemos uma oficina de leitura com o livro Juca Brasileiro da Fundação DPaschoaL .O livro Juca Brasileiro fala das nossas aguas e da sua importância,lemos e pintamos esse livro que faz parte de uma coleção doada pela referida fundação.

Dia do Meio Ambiente







O evento do dia do meio ambiente veio fechar as atividades da semana,A secretaria do meio ambiente, a agenda 21 e a sala verde em parceria com as escolas municipais estaduais e a escola Despertar e o Ponto de Cultura fizeram uma passeata na cidade e uma exposição de todo o trabalho no CLube Rio Contense. A escola despertar fez uma apresentação de uma peça de teatro e as outras escolas apresentaram músicas e poesias. O Ponto de Cultura e a Ação Griô Nacional entraram com a apresentação da música Não jogue Lixo no chão e um canto de paz e depois fizemos uma linda roda de capoeira com nosso professor Malemba e nosso monitor Fernandinho.
Ao entrar no clube fizemos um cortejo cantando a música que Sissi nos ensinou :
"Porta aberta , luz acessa recebei com alegria , recebei os visitantes com amor e algria, nós somos de longe , queremos vir, nós somos de longe queremos vir......."

quarta-feira, 3 de junho de 2009

AÇÃO GRIÔ NACIONAL COM SISSI



Segunda feira fomos à escola Barão de Macaúbas dar continuidade ao trabalho da Ação GriÔ Nacional com a Griô Sissi, que com sua sabedoria e experiência nos ensinou a brincadeira da vassorinha,contou história de seu tempo de menina e como trabalhava pra poder ir estudar, contou também do tempo da palmatória, em que apanhava quando desobedecia e que sua mãe cuspia no chão e mandava ela buscar algo na venda e se ela voltasse e o cuspi estivesse seco ela leva bolo. ( Tapas na mão )

"Varre varre vassourinha "
"Migorra migorra tira essa forra"" ....

Griô e Ponto de Cultura nas escolas




Essa semana comemoramos a semana do meio ambiente, e conjugamos as ações do Ponto de Cultura do projeto Ação Griô Nacional e as atividades da Secretaria do Meio Ambiente, a Agenda 21 e Sala Verde. A tradição oral faz com que lembremos de nossas raízes e da forma com que nossos ancestrais cuidavam da mãe terra. Levamos pras escolas a alegria, a magia e descontração da roda , da brincadeira , da música e da contação de histórias. Fomos na escola Saõ Tadeu e contamos histórias para as crianças e suas mães. Na escola Juvenal Cândido fizemos uma enorme roda e foi muito Lindo com todos participando e sentindo a magia da história de Dandara.