segunda-feira, 23 de novembro de 2009

COMUNIDADE DA BARRA




A comunidade da Barra em Rio de Contas é um lugar especial que nos recebe sempre com muito amor e calor humano. Dona Colo e Dona Dudú são sempre muito especiais amigas de longa data . Isabel com seu encanto e disposição sempre alegrando a todos.
No dia 22 , dia do evento da cosnciência Negra na Comunidade da Barra aconteceram várias apresentações , palestras e a apresentação de Isabel contando os tempos de sofrimento e luta do povo daquela comunidade , e contando a história de vida de Dona Coló , Dudú e Maria.
Carmo como sempre um líder chamando o povo pra luta para o reconhecimento de seus direitos e o combate à discriminação e preconceito ainda existente no mundo:

"Traga a bandeira de luta , deixa a bandeira passar,
essa é a nossa conduta , vamos unir pra mudar.""

Estréia da peça de Dandara e Kenderê





A Estréia da peça foi sucesso total.
Fizemos a abertura da semana da Consciência Negra e do aniversário da cidade de Rio de Contas.
Apresentação belíssima com atuação maravilhosa dos Atores mirins .
A peça já começou a circular e já apresentamos na escola Barão de Macaúbas e Comunidade da Barra junto com o evento da consciência negra no Quilombo .

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A História de Dandara e Kenderê





A História de Dandara e Kenderê escrita por Maria das Graças Sales reconta o mito de como os negros sobreviventes de um náufrágio vieram parar em Rio de Contas.
A adaptação da história em peça é de Flávia Pacheco e Lívia Castro.
A peça de teatro de bonecos é uma das metas do Ponto de Cultura Ciranda de Bonecos e o seu objetivo é circular em doze escolas públicas do município de Rio de Contas. A construção dos bonecos, do figurino foram de Claudete Eloy com ajuda de Sandra , Meire e algumas crianças .
Claudete Eloy é cenógrafa, figurinista e faz mais de sete anos que mora em Rio de Contas.
Para ajudar na manipulação dos bonecos , tivemos a ajuda de Carol Khoury importante bonequeira italiana que faz muito sucesso em sua cidade Torino. As crianças ficaram encantadas com a forma como ela deu vida aos bonecos feitos por Claudete , uma das falas dela "e que na arte do teatro o boneco é o mais mágico , porque dá a vida algo que não tem vida"...
As crianças e adolescentes é que estão manipulando os bonecos da peça.
Os adolescentes e as crianças da peça são :
Aline Souza Santos
Tássio Júnior Souza Oliveira
Anderson Luis
Nelcimar Nunes
Laissa Nunes
Ingride de Jesus Ribeiro
Guilherme Bonfim
Jackson Felipe
Douglas Silva
Carlos Vinícius
A peça está sob a direção de Heveraldo Alisson e Ana Rosa .
A ESTRÉIA SERÁ NO DIA 19 DE NOVEMBRO NO CLUBE RIOCONTENSE ÀS 20:00 E a circulação da peça de teatro será nas escolas, na escola Barão de Macaúbas no turno da manhã e da tarde no dia 20 de novembro.