quinta-feira, 28 de maio de 2009

Banner do Ponto de Cultura


Oi gente esse é o banner do Ponto de Cultura , feito com toda criatividade e arte de nossa colaboradora, oficineira e bonequeira Sandra Maria.

Colaboradores para o Ponto de Cultura



O grupo Alquimia da Luz que é composto por Nagoy Sol,Jovanka da Luz, Andreza,David a pequena Selva e o esperado Uriel vieram conhecer a Casinha dos Sonhos e as crianças que a compõem.Trouxeram alegria e uma promessa de voltar para colaborar com a tarefa de educação ambiental.Todos adoraram a visita e principalmente a Selva com toda seu charme e fofura.

Educação Ambiental



Na casinha dos sonhos aprendemos e ensinamos muitas coisas. Agora começamos a aprender a cuidar do nosso meio ambiente.Fomos fazer um passeio pelo rio Brumado e entorno.Observamos o lixo e o esgoto que cai no rio.E discutimos sobre como podemos cuidar do nosso meio ambiente, do espaço da casinha dos Sonhos cuidando do lixo aprendendo a separar e reciclar. Não jogando no chão e etc...

"Não jogue lixo no chãoo , chão é pra plantar semente , pra dar o bendito fruto, pra alimentação da gente". Dércio Marques.

sábado, 16 de maio de 2009

Ação Griô no curso de Turismo dos jovens cidadãos de Livramento



O projeto Jovem Cidadão acontece em Livramento no espaço do Ceteb e tem entre outros cursos uma preparação para atuar na área de Turismo. Ana Paula é a professora desse curso e convidou a Griô aprendiz Ana Rosa para fazer uma vivência com os jovens do curso , já que a cultura popular e tradicional são elementos para fomentar o turismo de base comunitária e outros.
Os jovens adoraram relembrar brincadeiras antigas e aprender algumas novas.

"Essa é uma história de uma serpente que desceu o morro para procurar um pedaço do seu rabão... ÂAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOO...."
Depois contamos histórias dosm mitos de Dandara e EWA.....
""Ewa, ewa, majoooo, ewa ewaaaa....."""

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ponto de Cultura no dia das mães




No dia das mães os componetes do Ponto de Cultura e o Griôs Seu Benedito e Sissi com a ajuda de Zé Carlos fizeram uma visita à escola BARÃO DE MACAÚBAS ,ajudando a animar a festa do dia das mães. Nosso Monitor Alisson , se dedicou por inteiro e filmou as crianças fazendo poesias , músicas e dedicatórias às suas mães. E depois editou e passou na escola no dia da festa para as mães verem, com o apoio do equipamento do Ponto de Cultura.
"mamãe , mamãe, mamãe tú és o explendor dos meus sonhos...."
"Maezinha do céu eu não sei rezar , eu só sei dizer que eu quero te amar"...

Merenda do Ponto de Cultura



Merenda do Ponto de Cultura

A MERENDA DA CASINHA DOS SONHOS é feita com a ajuda de todos inclusive das crianças. A nossa merenda é feita com muito carinho. Procuramos dar sempre algo nutritivo e saboroso.
Fazemos sopas de legumes, arroz de leite, canjica, mingau, leite com biscoito e bolo, essa semana fizemos bolo de banana, todos adoraram ajudar e aprender a fazer novas receitas .

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Oficina de bonecos de retalhos


Semana passada começamos as oficinas de confecção de bonecos de retalhos e alguns exercícios de teatro.
Sandra nossa bonequeira passou seus conhecimentos para as crianças que adoraram poder viajar na confecção de seus bonecos e personagens.
Sandra ensinou confeccionar os bonecos de forma simples e usando os moldes de papéis.